Politica

Senado vai criar página na internet para responder a denúncias contra Sarney

postado em 17/08/2009 14:21
O Senado vai lançar uma nova página na internet exclusivamente para divulgar informações e responder matérias jornalísticas referentes ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Alvo de uma série de denúncias que resultaram em processos encaminhados ao Conselho de Ética da Casa, Sarney vai usar o espaço para divulgar a sua versão sobre as acusações publicadas pela imprensa.

O peemedebista se queixou a assessores que, em muitos casos, a mídia não lhe dá espaço para publicar devidamente as explicações a respeito das denúncias, por isso vai usar o site para apresentar a sua versão dos fatos. O site também vai trazer discursos do peemedebista, fotos e notas oficiais produzidas pela Casa.

Assessores de Sarney reclamam que a imprensa, depois de publicar denúncias contra Sarney, não lhe oferece o mesmo espaço para resposta em relação àquele dedicado para a publicação de denúncias.

Segundo a assessoria da presidência do Senado, não serão contratados novos jornalistas para elaborar o material, embora o Correio tenha revelado que o peemedebista contratou 15 jornalistas para elaborar contrainformações em favor de Sarney.

Segundo a reportagem, os jornalistas analisam diariamente o noticiário dos jornais, municiando os assessores de imagem de Sarney. Com base na análise dos jornalistas, a reportagem afirma que o gabinete de crise do presidente do Senado elabora relatórios de intervenção para rebater as reportagens.

A matéria afirma que, contratados inicialmente até novembro, os jornalistas do "bunker" trabalham todos os dias, até mesmo nos fins de semana. O pagamento pela tarefa, segundo um dos contratados, será feito em dinheiro vivo --forma encontrada, segundo a reportagem, para não deixar rastros diretos do vínculo com o presidente do Senado.

Acusações
Desde que assumiu o cargo, em fevereiro deste ano, Sarney se tornou alvo de uma série de denúncias que resultaram no envio de 11 acusações ao Conselho de Ética contra o peemedebista.

O presidente do conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivou sumariamente todas as acusações contra o parlamentar.

A oposição apresentou recurso contra todos os arquivamentos que será analisado pelo plenário do Conselho de Ética esta semana.

Com apenas cinco das 15 vagas no colegiado, DEM e PSDB esperam que os três senadores do PT que integram o conselho votem em favor da abertura de processos contra Sarney para que as ações tramitem na Casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação