postado em 20/08/2009 20:00
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento nesta quinta-feira (20), afirmou ser favorável à votação, em Plenário, dos recursos contra as decisões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal que determinaram o arquivamento das denúncias apresentadas contra o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP). Suplicy recomendou que o presidente Sarney apresente, antes, sua defesa, seja no Conselho de Ética, seja no próprio Plenário.
Suplicy disse que, no dia anterior - que qualificou como "um dia de extremo desconforto" para os senadores do PT -, telefonou para o presidente de seu partido, Ricardo Berzoini, para comunicá-lo que não achava adequada a orientação para que a bancada votasse contra o arquivamento das denúncias, como Berzoini recomendara em carta enviada a todos os senadores.
Suplicy disse ter perguntado a Berzoini se a Executiva Nacional do PT havia sido consultada, recebendo como resposta que a Executiva não se reunira, mas que ele, Berzoini, tinha "a convicção de que a maioria da Executiva tinha posição semelhante".
Produtividade rural
Eduardo Suplicy também comentou pronunciamento proferido pouco antes pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que criticou a redefinição dos critérios de produtividade de propriedades rurais, utilizados para critérios de desapropriação em prol da reforma agrária. De acordo com o senador, esses critérios têm mais de 25 anos e "devem ser atualizados, porque desde os anos 80 houve um aumento muito significativo da produtividade na agricultura brasileira".
O senador lembrou que o Índice Gini de Desenvolvimento Humano é baixo no Brasil em virtude da grande concentração fundiária no país. Ele considerou ser "mais que natural" que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tenha dialogado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que se estabeleçam novos indicadores de produtividade no Brasil.
Suplicy concordou com a senadora sobre a necessidade de se fornecer aos assentamentos de trabalhadores rurais todos os insumos, instrumentos, tecnologia e infraestrutura necessária, inclusive escolas e hospitais.