postado em 31/08/2009 17:12
A chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira (31/8) que a exploração do petróleo nas áreas já concedidas da camada pré-sal permitirá que o Brasil dobre suas reservas nacionais do produto. Ela fez, há pouco, exposição sobre o novo marco regulatório do pré-sal.
[SAIBAMAIS]"Todo o esforço que fizemos nos últimos 100 anos resultou em 14 bilhões de barris de reservas prováveis, o que não é pouco. Mas apenas nas áreas já concedidas do pré-sal, (os campos de) Tupi, Iara e Parque das Baleias, a partir da descoberta do pré-sal em 2006, atingimos quantidades entre 9,5 e 14 bilhões de barris de petróleo. Só esses três blocos já nos permitem dobrar as reservas nacionais de petróleo", disse.
A ministra explicou que a província do pré-sal está em uma área de 149 mil quilômetros quadrados e que 28% já foram concedidos, estão sob controle da Petrobras e de empresas privadas, sob regime de concessão. Os 72% restantes, que correspondem a 107 mil quilômetros quadrados, ainda estão sob integral controle da União e pertencem ao povo brasileiro.
"O pré-sal nos abrirá as portas desse futuro, se soubermos transformar essa imensa riqueza natural em riqueza humana", ressaltou Dilma.