Politica

Morre no Rio o ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito

postado em 01/09/2009 07:40

Menezes Direito atuou por quase dois anos no STFMorreu na madrugada desta terça-feira (1;/9), aos 66 anos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito. O velório acontece no antigo prédio do STF, atual Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. O enterro será às 17h, no cemitério São João Batista.

O ministro, que completaria 67 anos na próxima terça-feira, deixa esposa, três filhos e netos. Ele estava afastado de suas funções no tribunal desde maio deste ano para cuidar de complicações no pâncreas.

[SAIBAMAIS]No póximo sábado, dia 5 de setembro, Menezes Direito completaria dois anos no STF. Foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta pela aposentadoria de Sepúlveda Pertence. Desde maio de 2008, ele também era ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Biografia
Natural de Belém do Pará, o ministro nasceu em 8 de setembro de 1942 e formou-se bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio em 1965. Advogou na capital fluminense até entrar na magistratura. Direito tinha formação católica e era considerado um juiz conservador. Antes da atuar no STJ, foi desembargador no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entre 1988 e 1996.

Em sua atuação no Supremo, participou de dois dos mais importantes julgamentosdo período: a ADI 3510, envolvendo a pesquisa com células-tronco embrionárias, e a Pet 3388, sobre a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação