Politica

Recurso do pré-sal é como lote na lua, diz Heráclito

postado em 04/09/2009 10:56
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) recomendou cautela em relação às expectativas quanto aos recursos que poderão resultar da exploração do petróleo da camada pré-sal. Na opinião do senador, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com seu "poder de convencimento", fala como se os recursos já estivessem em caixa.

"O investimento no pré-sal Entenda o assunto é como quem compra um lote na lua", afirmou o senador.

Na opinião de Heráclito Fortes, é "criminoso" o processo de divulgação em torno do assunto, pois tem induzido os prefeitos, que estão enfrentando uma crise de arrecadação, a pensar que resolverão seus problemas com a exploração do pré-sal.

Para o senador, é preciso fazer uma distinção entre a exploração do petróleo do pré-sal já descoberto e existente, que, embora com custos elevados, tem-se garantia de sucesso, e o incentivo à exploração de novos poços de forma atabalhoada, sem nenhuma garantia e seguro. Por isso, reiterou o senador, é necessário investir na exploração, mas com cautela e sem comprometer o orçamento da União.

[SAIBAMAIS] Como argumento para reforçar sua preocupação, Heráclito lembrou a criação da empresa Petropaulo, instituída pelo governo paulista com base em expectativa de que o solo do estado era rico em gás e petróleo, mas que resultou em prejuízos até hoje contestados na Justiça.

Heráclito disse esperar, enfim, que o petróleo do pré-sal represente "um segundo descobrimento da nossa pátria", mas que não seja tratado como um projeto que trará resultados imediatos, pois, como alertou, além de ser uma atitude irresponsável, é uma atuação eminentemente eleitoreira.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) alertou para a possibilidade de acirramento da crise ecológica com a exploração do pré-sal de forma rápida.

Heráclito também criticou a redução de investimentos por parte do governo federal no Nordeste. Nesse sentido, o senador Marco Maciel (DEM-PE), também em aparte, destacou a importância de investimentos em áreas como irrigação e transporte na região e lamentou o contingenciamento de verbas pelo Executivo federal para projetos em execução nos estados nordestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação