postado em 11/09/2009 21:26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (11), ao inaugurar a unidade de produção de radiofármacos em Recife, que nenhuma autoridade sairá gastando o dinheiro advindo dos ganhos da exploração do petróleo da camada pré-sal de maneira descontrolada.
Ele repetiu que parte do lucro com o petróleo do pré-sal irá para o Fundo Social, que financiará as áreas de educação, ciência e tecnologia e ações de combate à pobreza.
O fundo está previsto em um dos quatro projetos de lei do pré-sal, a serem votados no Congresso Nacional. Os parlamentares já apresentaram mais de 250 emendas para mudar algum ponto das propostas do governo federal.
Ao mencionar a falta de investimentos no Nordeste nas últimas décadas, Lula atribuiu parte da responsabilidade aos parlamentares da região %u201Cque sucumbiam à persuasão do Centro-Sul na hora de votar as coisas nesse país%u201D.
Ao lado do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB), o presidente afirmou que %u201Ca era dos governantes submissos acabou%u201D e destacou que o Nordeste tem agora uma %u201Csafra%u201D de líderes jovens e atuantes no cenário nacional.
A unidade produzirá o radiofármaco flúor-dexa-glicose (FDG), usado em exames em tomógrafos, para todos os estados nordestinos.