postado em 16/09/2009 19:30
O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), reúne-se neste momento com os líderes partidários e com o relator do projeto de lei que muda regras da reforma eleitoral, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), para tentar um entendimento que viabilize a votação da proposta ainda na noite de hoje (16).
O projeto já foi aprovado pelos deputados, mas na votação no Senado, concluída ontem (15), foram feitas diversas alterações no texto da Câmara. O projeto aprovado pelos senadores só chegou à Câmara há pouco minutos, razão pela qual a reunião dos líderes está sendo realizada agora.
De acordo com alguns líderes da base governista, que estão participando da reunião com Temer, a ideia é rejeitar as emendas aprovadas à reforma eleitoral pelos senadores e manter o texto anteriormente aprovado pelos deputados. Segundo eles, o tempo para a discussão das alterações feitas pelos senadores é muito pequeno para que os deputados votem a matéria para valer nas eleições de 2010.
Havendo acordo sobre a rejeição das emendas, o projeto será votado ainda na noite de hoje para ser encaminhado à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto precisa ser sancionado até o inicio de outubro para que as novas regras estabelecidas na proposta possam ser colocadas em prática nas eleições do ano que vem.