Politica

Senado que saber por que Suplicy emprestou gabinete para manifestantes pró-Battisti

postado em 17/09/2009 13:13
A Mesa Diretora do Senado decidiu encaminhar nesta quinta-feira (17/9) à corregedoria da Casa um pedido de investigação sobre o fato de o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ter emprestado seu gabinete para manifestantes pró-Battisti. No dia do julgamento da extradição de Cezare Battisti no Supremo Tribunal Federal, o parlamentar permitiu que manifestantes passassem a noite em seu gabinete. Ele alegou que apenas deixou o grupo usar o banheiro.

;Achei a questão delicada. Deixar 15 pessoas passarem a noite para ir ao banheiro está mal explicado;, disse o primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). ;Não é um fato grave, mas abre um precedente perigoso e é preciso criar critérios sobre isso;, completou.

Cezare Battisti é acusado de quatro assassinatos na Itália. Está preso no Brasil aguardando decisão do STF quanto à extradição. Na semana passada, os ministros iniciaram o julgamento, mas um pedido de vistas adiou a discussão. Três ministros votaram pelo arquivamento do processo de extradição e quatro, pelo deferimento do pedido do governo italiano.

O escritor e ex-ativista político está preso preventivamente no Brasil desde março de 2007. Foi beneficiado com o refúgio concedido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, em 13 de janeiro deste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação