O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira a indicação do advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, para a vaga do STF (Supremo Tribunal Federal) e do ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) para o TCU (Tribunal de Contas da União).
As mensagens foram enviadas ao Congresso e devem ser publicadas no "Diário Oficial" da União desta sexta-feira. As indicações ainda precisam passar por uma sabatina no Senado.
Toffoli
Toffoli, de 41 anos, é indicado para a vaga aberta com a morte de Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu no dia 1; de setembro em decorrência de um câncer. Antes de assumir o cargo, o advogado precisa passar por uma sabatina na de Constituição e Justiça do Senado Federal e ser aprovado pelos senadores em Plenário.
Se for aprovado, Toffoli será o oitavo a ser indicado por Lula para ministro do STF. Baumbach oficializou também a indicação do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio, para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Lula assinou as mensagens de indicação antes de embarcar para compromissos oficiais em Curitiba, no Paraná.