postado em 22/09/2009 17:25
A Comissão Especial da Câmara, criada para analisar o projeto que institui o modelo de partilha do petróleo da camada pré-sal, votou hoje (22) requerimentos para convidar o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestar esclarecimentos sobre os projetos do pré-sal apresentados pelo Executivo.Os deputados também decidiram convidar os governadores do Espírito Santo, Paulo Artung, de São Paulo, José Serra, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para audiências.
O relator, deputado Henrique Eduardo Alves, disse não acreditar que haverá politização das discussões. %u201CEsse tema não é do governo Lula, é dos governos futuros. Nós estamos falando do Brasil daqui a 10, 12 anos. A questão eleitoral não pode permear em nenhum momento as discussões%u201D, afirmou o relator.
A comissão que irá debater o projeto que cria a empresa estatal Petro-sal também se reuniu hoje, mas adiou as votações sobre requerimentos para a próxima terça-feira (29). Os presidentes das quatro comissões especiais sobre pré-sal irão se reunir ainda hoje para decidir como será feito o trabalho conjunto. O objetivo é unir os deputados das quatro comissões em uma audiência conjunta no dia em que o presidente da Petrobras e ministro de Minas e Energia forem ouvidos.