postado em 24/09/2009 17:34
CPI receberá instituições que tratam de casos de desaparecidos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes aprovou na terça-feira (22) a realização de duas audiências públicas requeridas pelo deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG). Serão convidadas as responsáveis pela Associação Nacional de Prevenção e Busca a Pessoas Desaparecidas - Mães em Luta, Vera Lúcia Ranu Gonçalves; e pela Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida - Mães da Sé, Ivanise Espiridião da Silva Santos.
Para Geraldo Thadeu, a instituição Mães em Luta, criada há quatro anos, preenche uma lacuna deixada pelos órgãos públicos encarregados de descobrir o paradeiro de pessoas desaparecidas, "que só continuam as buscas quando há evidências de crime".
As Mães da Sé já cadastraram mais de 5 mil pessoas desaparecidas no Brasil, 70% dos casos de crianças e adolescentes. Na opinião do deputado, as reuniões são importantes para que a comissão "conheça o trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas associações".
Delegacia Especializada
A comissão também aprovou a realização de reunião requerida pela deputada Bel Mesquita (PMDB-PA). A audiência terá a presença do responsável pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) do Mato Grosso do Sul, Elton de Campus Galindo.