Politica

Lula visitará a Venezuela no dia 17 de outubro

Agência France-Presse
postado em 02/10/2009 19:31
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Venezuela no dia 17 de outubro para se encontrar com seu colega Hugo Chávez, com o qual deverá assinar um acordo para a construção de uma refineria no Brasil, anunciou nesta sexta-feira o presidente venezuelano.

Lula ficará na Venezuela até o dia seguinte, destacou Chávez.

Os dois dirigentes deviam se reunir domingo passado após o fim da 2; Cúpula entre países da América do Sul e da África, realizada em Isla Margarita, no norte da Venezuela.

No entanto, Lula viajou antes do encerramento da cúpula para preparar sua viagem a Copenhague, onde foi decidido nesta sexta-feira que o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

"Lula queria ficar domingo, mas teve que ir a Copenhague. A reunião será nos dias 17 e 18 de outubro", declarou Chávez por telefone à rede de televisão oficial VTV.

Deverá ser assinado durante o encontro um acordo sobre a construção da refinaria Abreu e Lima, no nordeste do Brasil, um projeto tocado pela Petrobras e pela estatal venezuelana PDVSA.

A refinaria Abreu e Lima, que ficará perto de Recife, no Pernambuco, permitirá processar cerca de 200.000 barris de petróleo por dia, segundo cifras oficiais.

A unidade já está na primeira fase de construção, porque a Petrobras decidiu iniciar as obras sem esperar a conclusão do acordo com a PDVSA.

Outro tema que estará na pauta de discussões será o processo de adesão da Venezuela ao Mercosul. A Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro adiou para 29 de outubro a publicação de seu parecer sobre esta adesão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação