Lula permanecerá na Venezuela nos dias 17 e 18 de outubro, revelou o próprio presidente venezuelano nesta sexta-feira.
Os dois líderes planejavam se reunir no domingo passado, ao final da II Cúpula América do Sul-África, na ilha Margarita (norte da Venezuela), mas Lula teve que antecipar sua viagem a Copenhague, onde hoje ficou decidido que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos de 2016.
"Lula queria ficar no domingo, mas precisou viajar a Copenhague. A reunião será nos dias 17 e 18 de outubro", disse Chávez ao canal estatal VTV.
Durante o encontro bilateral, será firmado o acordo para a construção da refinaria Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, um projeto conjunto da Petrobras e da estatal venezuelana PDVSA.
A Abreu e Lima permitirá o processamento de cerca de 200 mil barris de petróleo diários, segundo as autoridades brasileiras.
A unidade está na fase inicial de construção porque a Petrobras decidiu começar as obras sem esperar pelo acordo com a PDVSA, e deve estar produzindo até o final de 2011.
Lula e Chávez também discutirão "as perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul", após a comissão de relações exteriores do Senado brasileiro adiar, para 29 de outubro, sua decisão sobre o caso.
O parecer do relator, Tasso Jereissati (PSDB), foi contrário à adesão da Venezuela ao Mercosul.