postado em 05/10/2009 10:56
A liberação do uso da internet para as eleições de 2010 não vai pegar os principais partidos mineiros desprevenidos. Ainda sem estratégia montada para colocar a campanha na rede, eles planejam investir em tecnologia e terceirizar serviços para apresentar as melhores armas na esperada guerra virtual. Certo, por enquanto, é que todos pretendem marcar presença em sites, blogs, redes de relacionamento e criar bancos de dados para abastecer os eleitores.
O PMDB está contratando uma empresa para cuidar do projeto de propaganda do partido na internet. O presidente estadual da legenda, Zaire Resende, adianta que a primeira medida é estabelecer contato com todos os diretórios municipais, para cada um deles ter um site. A página atual do PMDB, segundo Zaire, tem cerca de 90 mil acessos mensais. A programação da campanha ainda será definida. "Nessa próxima campanha, todos os partidos que quiserem fazer uma boa comunicação com os eleitores terão de usar a internet".
Capilarizar os contatos também faz parte dos planos do PSDB. O partido está aproveitando o recadastramento dos filiados para buscar endereços eletrônicos e aumentar o vínculo com as bases. O partido pretende montar um blog em cada diretório ou comissão provisória do estado, presentes em 850 dos 853 municípios mineiros. Segundo o presidente do partido, Paulo Abi-Ackel, será um espaço para os dirigentes regionais mandarem notícias, reclamações e intensificar a relação com a executiva. O partido também está montando um banco de dados de filiados e não filiados. "Há um fator novo na política nacional que é a internet e o PSDB obviamente vai estar preparado para expor seus pontos de vista na rede". De acordo com o deputado, será feito o treinamento de uma equipe e os jovens do partido vocacionados serão chamados a contribuir.
Já o DEM quer afinar sua estratégia à da executiva nacional. Para o presidente do partido em Minas, deputado federal Carlos Melles, todos devem buscar uma cópia do que foi a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usando blogs e sites de mensagens instantâneas, como o twitter. "Estamos trabalhando junto com a direção nacional para fazer uma matriz e aplicar em Minas. Temos estudos para colocar informações virtuais e vamos acelerar esse processo ao longo do ano que vem. Eu mesmo estou experimentando o twitter devagar", disse.
Também foi solicitada a elaboração de uma proposta à Secretaria de Comunicação do PT mineiro para montar a melhor forma de melhorar a comunicação via internet. O partido já tem site, newsletter e um jornal eletrônico. "Agora, queremos implementar o twitter e ver se conseguimos fazer uma TV na internet. Nossa ideia é jogar vídeos no youtube", adianta o presidente do PT, deputado federal Reginaldo Lopes. Um projeto que deve ser intensificado é o "de frente com o deputado", no qual a cada semana um parlamentar responde questionamentos no site. "Estamos pensando em montar um estúdio na sede do PT para poder gravar", afirmou Lopes.