Politica

Congresso recebe a visita do presidente da África do Sul

postado em 09/10/2009 18:08
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou o Congresso Nacional na tarde desta sexta-feira (9/10). Ele foi recebido pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, José Sarney. Durante o encontro, Sarney propôs que os parlamentos de Brasil e África do Sul criem uma comissão para estreitar os laços entre os dois países.

Esta é a primeira visita oficial de Zuma ao Brasil. Empossado em maio deste ano, ele é o quarto presidente da África do Sul depois do fim do apartheid. Entre outros objetivos, Zuma veio ao Brasil para assinar acordos de cooperação em diversas áreas - e, dessa forma, ampliar as relações entre os dois países. "Jacob Zuma teve um papel de destaque na luta pelo fim do apartheid e pela implantação da democracia na África do Sul", afirmou Sarney durante a reunião.

Já Zuma lembrou que Sarney, quando era presidente da República, determinou a aplicação de sanções à África do Sul como forma de condenar aquele regime de segregação racial. "Acredito que Brasil e África do Sul poderão ter um papel importante no equilíbrio das relações internacionais", disse Zuma.

Ambos os presidentes destacaram ainda o intercâmbio entre os dois países que ocorrerá devido à Copa de 2010, que será realizada na África do Sul, e à Copa de 2014, no Brasil.

Três poderes
Além da visita ao Congresso - na qual também esteve presente o senador Marcelo Crivella, do PRB-RJ - Jacob Zuma se reuniu na manhã desta sexta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De tarde, ele faria ainda uma visita ao Supremo Tribunal Federal, onde seria recebido pelo ministro Gilmar Mendes, presidente daqueala corte. Na quinta-feira (8), Zuma esteve em São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação