Politica

Senado instala comissão de juristas que vai propor alterações ao Código Civil

postado em 14/10/2009 14:14
A comissão de juristas que vai elaborar o anteprojeto de reforma do Código de Processo Civil foi instalada nesta quarta-feira (14/10) pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ideia é tornar o Código de Processo Civil mais ágil e célere.

;A expectativa é promover a desjudicialização de algumas questões que podem ser resolvidas no âmbito administrativo;, disse o presidente da Comissão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux. ;Não adianta preconizar celeridade com o volume de processos que os juízes tem de analisar;, completou.

Criado em 1973, o atual Código de Processo Civil já passou por inúmeras modificações, mas a reforma que será feita, segundo o presidente da Casa, José Sarney, tem como um dos principais pontos a agilidade da Justiça.

;Quando temos a possibilidade de apresentar 40 recursos num processo, abre-se caminho para que, quem busca Justiça não tenha oportunidade de alcançá-la, e que os mais hábeis possam retardar a sua prestação jurisdicional;, disse.

Em 180 dias, o anteprojeto deverá ser apresentado e começará a tramitar na Casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação