Politica

Abin conhece forma de atuação do MST, diz Wilson Trezza

postado em 14/10/2009 14:14
O diretor interino da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, disse nesta quarta-feira (14/10) que as atividades de organizações sociais, como as do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), são monitorada pelo órgão. Mas, disse que a Abin não tem como prever determinadas ações, como a que destruiu um laranjal no interior de São Paulo na semana passada.

;Sempre que há ameaça ao patrimônio público, fazemos ações de inteligência. Temos conhecimento do modus operandi desses manifestantes;, disse. ;Mas não do episódio específico que ocorreu. É uma possibilidade que foge, às vezes, da atividade de inteligência;, completou.

Trezza passa por sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Ele é indicado para ser efetivado no cargo que ocupa desde o afastamento de Paulo Lacerda, no início de setembro do ano passado. No episódio, a Abin foi acusada de ter feito escutas telefônicas clandestinas para monitorar conversas de autoridades, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

[SAIBAMAIS]Ele disse disse que o período em que a Operação Satiagraha foi divulgada pela imprensa foi ;constrangedor;. ;Nesse período, tivemos de responder a questionamentos de duas CPIs, a cinco inquéritos policiais e passar ainda pela situação altamente constrangedora de ser objeto de duas atividades de busca e apreensão;, disse.

Para Trezza, esse foi um dos maiores desafios de sua carreira. ;Oferecer tranquilidade aos servidores da Abin para eles entenderem que, de fato, não fazem parte desse processo que tentaram impingir nos profissionais de inteligência;, afirmou.

Wilson Trezza considerou pequena a verba destinada às atividades de inteligência no país. ;O orçamento da inteligência brasileira é pífio comparado com as atividades que se espera da inteligência de Estado. As pessoas, em geral, desconhecem a estrutura dos órgãos de inteligência dos outros países;, afirmou.

Segundo ele, para 2010, os americanos terão cerca de US$ 75 bilhões. No Brasil, este ano, o orçamento para o setor foi de aproximadamente R$ 350 milhões. ;Logicamente que não temos a mesma comunidade de inteligência, as mesmas demandas dos órgãos de inteligência dos EUA, mas o orçamento de inteligência no Brasil é pífio;, ressaltou. ;Me sinto constrangido em ter de admitir que essa é a nossa realidade;, lamentou.

A indicação de Trezza precisa passar por votação na Comissão e depois no plenário do Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação