postado em 14/10/2009 20:15
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, prestará depoimento a ser anexado à ação penal do mensalão, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima terça-feira (20), às 18 horas, na 12ª Vara Federal do Distrito Federal. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STF.
Dilma foi indicada como testemunha de defesa pelos réus Roberto Jefferson, presidente do PTB, e José Janene, ex-líder do PP. Jefferson e Janene repondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Janene também é acusado por formação de quadrilha na denúncia acolhida pelo Supremo em agosto de 2007.
O mensalão, segundo o Ministério Público Federal (MPF), se caracterizou como um esquema especializado em "desviar dinheiro público e comprar apoio político", com o objetivo de "garantir a continuidade do projeto de poder" do PT.
Jefferson e Janene também indicaram como testemunhas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que será ouvido por escrito. O relator da ação penal é o ministro Joaquim Barbosa. A previsão é de que o caso seja julgado no plenário do STF apenas em 2011, por sua complexidade processual, grande número de réus (39) e de testemunhas indicadas.