Politica

Caciques peemedebistas sugerem a Lula que tire férias em 2010

Estratégia teria o objetivo de vincular imagem de Dilma à do presidente

Daniel Pereira
postado em 15/10/2009 08:20
A cúpula do PMDB proporá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tire um mês de licença, em 2010, para viajar pelo país ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. São pelo menos dois os objetivos da iniciativa. Um deles é tornar a ;mãe do PAC;, pré-candidata do PT à Presidência da República, mais conhecida entre os eleitores. O outro é vincular a imagem dela à de Lula. Divulgá-la não apenas como uma gestora eficiente, mas uma seguidora fiel da cartilha petista em defesa da redução da desigualdade de renda e do combate à pobreza.

Pesquisa Ibope divulgada no mês passado, por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que só 9% dos entrevistados disseram conhecer bem a ministra, enquanto 34% afirmaram conhecê-la só de ouvir falar. Segundo a sondagem, o percentual de rejeição a Dilma é de 40%. Ao analisar os números, auxiliares do presidente chegaram à conclusão de que, terminado o tratamento contra o câncer, é preciso retomar a superexposição. As viagens para vistoriar obras, como no Rio São Francisco, ajudam. Mas são insuficientes, alegam os peemedebistas.

Para o partido, o ideal é que Lula, embalado por níveis recordes de aprovação popular, pegue a ministra pelas mãos, apresentando-a ao eleitorado numa espécie de ;caravana emotiva; no próximo ano. No giro, seria ressaltado, por exemplo, o empenho de Dilma para tirar do papel o Programa Minha Casa, Minha Vida, cuja meta é construir 1 milhão de moradias populares. Além disso, seria repisada a tese de que a vitória da candidata petista representaria, na prática, um terceiro mandato consecutivo para o presidente. ;Precisamos emocionar o país;, diz o líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), apegando-se ao carisma de Lula.

Aliança
Na próxima semana, a direção do PMDB fechará uma pré-aliança eleitoral com o PT. Com a bênção de Lula, a maior legenda do país declarará apoio à ministra no páreo presidencial. Em troca, espera receber o convite oficial para indicar o vice na chapa. O favorito para o posto é o presidente da Câmara, Michel Temer (SP). Na terça-feira à noite, o presidente da República ratificou, em audiência com Henrique Alves e o senador Garibaldi Alves (RN), que o posto de vice será reservado a um peemedebista. Declarou ainda que, se dependesse dele, o PT só disputaria os comandos estaduais onde já governa.

Escaldado pelas dificuldades enfrentadas em votações no Senado, que derrubou a prorrogação da CPMF, Lula acha mais importante a eleição de senadores do que governadores petistas. Isso facilitaria eventual mandato de Dilma na Presidência, já que os governantes estaduais têm de manter uma boa relação com o Planalto para receber recursos federais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação