postado em 19/10/2009 15:34
O novo marco regulatório da camada pré-sal continuará entre os principais temas da agenda da Câmara dos Deputados ao longo desta semana. Nesta terça-feira (20/10) a comissão especial criada para analisar o projeto de exploração e produção receberá o presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, para falar sobre a nova forma de partilha do óleo que será implementada no pré-sal. A audiência com Lima deveria ter acontecido na última quinta-feira, mas foi adiada por falta de quórum entre os deputados.
[SAIBAMAIS]Também amanhã, a comissão especial criada para o projeto de lei sobre o Fundo Social receberá representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nélson Barbosa, e o ex-ministro Maílson da Nóbrega para discutir os impactos fiscais e financeiros do fundo na economia brasileira.
A comissão que analisa o projeto que cria a nova empresa estatal, Petrosal, se reunirá na quarta-feira para discutir e votar o parecer do relator Luiz Fernando Faria (PP-MG). A Petrosal será criada para gerenciar a parte da União na partilha do petróleo que será extraído, fiscalizando, entre outras coisas, o preço do óleo na hora da venda.
Não há previsão de outras reuniões sobre o pré-sal na quinta ou sexta-feira. Também não está prevista nenhuma reunião da comissão que avalia o projeto sobre a capitalização e a operação única da Petrobras esta semana.
Os deputados assumiram compromisso com o presidente da República de votar em plenário o novo marco regulatório até o dia 10 de novembro. Antes disso, contudo, os projetos precisam ser aprovados nas comissões especiais.