Politica

Cidades históricas de Minas Gerais terão PAC

Presidente Lula lança, em Ouro Preto, um programa que prevê obras em 173 municípios tombados pelo patrimônio histórico

postado em 20/10/2009 09:35
Cinco cidades em apenas dois dias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, voltam a Minas Gerais ; segundo colégio eleitoral do país ; na quarta-feira (21/10), em ritmo de pré-campanha eleitoral. No roteiro, inauguração de trechos rodoviários, vistoria a obras do PAC e lançamento de programa de preservação do patrimônio histórico. A viagem ocorre uma semana depois de os dois visitarem o norte do estado, para vistoriar as obras de transposição do Rio São Francisco. Mais uma vez, são incluídas apenas cidades administradas por partidos da base aliada do governo federal, como ocorreu na viagem a Buritizeiros, administrada pelo PT. O episódio acabou motivando uma disputa com tons eleitorais em Pirapora, cidade administrada pelo DEM, que fica do outro lado do rio e foi excluída, na última hora, pelo cerimonial. Inconformado com a decisão de Lula de não ir a Pirapora, o prefeito Warmilon Braga desistiu de acompanhar o presidente na visita à estação de tratamento de esgoto, e participou de um evento paralelo ao lado do governador Aécio Neves, um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República.

Lula visita amanhã Ouro Preto, administrada pelo PMDB, e Belo Horizonte, onde o prefeito Márcio Lacerda é filiado ao PSB. No dia seguinte, vai a Governador Valadares, no Vale do Aço, de administração petista, e às maiores cidades do Triângulo Mineiro: Uberlândia, governada pelo PP, e Uberaba, onde o prefeito é o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto (PMDB). Aécio se encontra com o presidente em Ouro Preto e Governador Valadares.

Palanques
Com exceção da capital mineira, em todas as outras cidades os eventos integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deverá ser o principal mote da campanha da pré-candidata de Lula em 2010. Em Belo Horizonte, o presidente inaugura mais um ponto de acesso livre à internet, um programa desenvolvido desde 2005 pela prefeitura em parceria com o governo federal. Em Ouro Preto, Lula lança o PAC das Cidades Históricas, que prevê investimentos na infraestrutura das 173 cidades brasileiras tombadas pelo patrimônio histórico. O palanque de Lula e sua pré-candidata não deve ser pequeno em Ouro Preto. De acordo com o prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB), chefes do Executivo de diversas regiões do estado vão estar na cidade para o lançamento, que é uma reivindicação da Associação Brasileira das Cidades Históricas, levada ao presidente no início deste ano.

Também não vão faltar prefeitos aliados na visita de Lula ao Triângulo Mineiro. Ele estão sendo arregimentados pelo ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. ;Estou chamando todos os prefeitos da região, pois todos querem ver o Lula. Só os tucanos é que não devem vir;, alfinetou Adauto. Na cidade, Lula inaugura obras rodoviárias do PAC orçadas em cerca de R$ 40 milhões, lança a pedra fundamental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e vistoria obras habitacionais do projeto Minha Casa, Minha Vida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação