Politica

Relatório da CPI da Petrobras será entregue em duas semanas, diz Jucá

postado em 10/11/2009 21:51
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça-feira (10/11), ao final do depoimento do presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, que os membros da oposição teriam que elogiar a cúpula da comissão se acompanhassem os trabalhos até o fim. Jucá anunciou que entregará o relatório final em, no máximo, duas semanas.

Os membros do PSDB e do DEM anunciaram oficialmente sua saída da CPI nesta terça-feira, alegando que o governo está impedindo qualquer investigação no colegiado. "Essa audiência encerra o projeto que foi traçado. Todos os pontos do requerimento foram tocados exaustivamente. Rejeitamos os requerimentos que não eram objeto desta CPI", disse Jucá.

O senador disse, ainda, que todos os temas abordados serão objeto do relatório. Nele, o senador apresentará a minuta de dois projetos de lei. O primeiro deles, explicou, tem o objetivo de encerrar o contencioso legal que envolve os processos licitatórios da Petrobras. O segundo deverá regulamentar a possibilidade de mudança no regime de recolhimento de impostos das empresas.

[SAIBAMAIS]Presidente da CPI, o senador João Pedro (PT-AM) também se mostrou satisfeito com o resultado dos trabalhos. "Esta CPI não é do governo, é do Senado. Temos a responsabilidade de encerrá-la e de forma pública apresentar as conclusões do trabalho que foi realizado desde julho", disse.

Outros senadores governistas criticaram a atitude dos parlamentares da oposição. Para a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), por exemplo, a retirada seria prova de que, desde a instalação da CPI, os objetivos da oposição eram político-eleitoreiros, já que a estatal sempre esteve submetida a diversos sistemas de controle interno e externo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação