Politica

Governistas pretendem se reunir para definir pauta de votações para o restante do ano

postado em 18/11/2009 21:32
A base governista planeja se reunir nesta quinta-feira (19/11), às 10h, para avaliar a sugestão do líder do Democratas, senador José Agripino (RN), que defendeu hoje (18), em plenário, que as lideranças partidárias definam uma pauta de votações para as próximas quatro semanas, período que antecede o recesso parlamentar de fim de ano.

Segundo o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), além de analisar a proposta do democrata, os governistas buscarão definir as matérias que, por considerarem prioritárias, pretendem votar ainda este ano. É o caso, por exemplo, da análise da adesão da Venezuela ao Mercosul.

Já a oposição, de acordo com José Agripino, só se reunirá para ;tentar encontrar uma pauta; na próxima terça-feira (24). Segundo o senador, entre as prioridades do Democratas estão a reforma administrativa do Senado e a autonomia do Banco Central.

;Não se trata de acertarmos uma pauta conjunta, mas sim de consenso [entre oposição e governo]. Temos muitas matérias para votar. Algumas delas têm que ser discutidas e jamais serão alvo de consenso, como a votação do ingresso da Venezuela no Mercosul, mas poderemos pelo menos estabelecer uma data para que elas sejam votadas;, afirmou Agripino à Agência Brasil.

Para o líder do PMDB, é possível chegar a uma pauta consensual a fim de viabilizar a votação de assuntos importantes antes do Natal. ;É importante que os líderes conversem para que tenhamos uma pauta de consenso que aglutine as demandas partidárias e as do país;, declarou o pemedebista, dizendo não saber se a reunião entre a base governista ocorrerá mesmo nesta quinta-feira. Questionado sobre quais seriam as prioridades para o PMDB, Calheiros disse ainda não haver uma pauta e que será importante ouvir toda a bancada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação