Politica

Ideli registra realização de seminário sobre o pré-sal em SC com a presença de Dilma

postado em 24/11/2009 22:00

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) registrou a realização, na segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, do primeiro de três seminários sobre os benefícios que poderá trazer para o estado a exploração de petróleo e gás na camada pré-sal . Ideli anunciou que o segundo seminário será realizado na próxima sexta-feira (27), em Joinville, e o terceiro, no dia 30, em Itajaí.

O evento, informou a senadora, contou com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, que explicou as razões que levaram o governo a propor uma mudança no marco regulatório da exploração petrolífera. Para a senadora, só será possível "alcançar essa riqueza" se o marco regulatório for alterado, modificando-se a forma de exploração, que passaria do regime de concessão para o de partilha, proposto pelo governo.

Ideli Salvatti disse que a exploração do petróleo na camada pré-sal será proveitosa parta todo o país, principalmente se for aprovada a criação do Fundo Social, com parte dos recursos daí advindos. Isso, salientou a senadora, permitirá a distribuição da riqueza para todos os estados.

A senadora lembrou que no litoral do estado de Santa Catarina pode ser encontrada a mesma camada pré-sal que começa na Bahia. Ela salientou que o estado precisa estar preparado para a exploração do pré-sal, assinalando que a situação econômica do estado é atrativa para investidores.

CNT/Sensus

A senadora também comentou os resultados da mais recente pesquisa CNT/Sensus, que apontou aumento na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ela, os resultados são decorrentes das ações do governo, que serão decisivas no processo eleitoral do próximo ano. Ideli disse que tudo leva a crer que a eleição presidencial terá caráter plebiscitário.

- Por isso, as comparações entre o que foram os oito anos do governo de Fernando Henrique [Cardoso] e com os sete anos já do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é tudo que a oposição não quer, não deseja. Até porque a pesquisa mostra que o governo Lula é melhor do que o governo Fernando Henrique - afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também comemorou o resultado da pesquisa e creditou a avaliação positiva do governo Lula à diminuição da pobreza absoluta através do conjunto de políticas sociais adotadas.

O senador João Pedro (PT-AM) parabenizou a iniciativa de promover os seminários sobre o pré-sal e manifestou preocupação com o marco regulatório que será votado pelo Congresso Nacional. Para ele a diminuição da pobreza é a maior obra do governo Lula.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação