Politica

Aécio Neves inicia peregrinação por Minas Gerais e tenta eleger Antônio Anastasia

postado em 26/01/2010 08:10
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), começa a cumprir, a partir de amanhã, a promessa de viajar pelo estado ao lado do vice-governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) para inaugurar obras e tornar seu candidato à sucessão estadual mais conhecido do público mineiro. Nos próximos dias, a dupla promete realizar pelo menos 30 viagens pelas principais cidades do estado.

Durante solenidade de assinatura da autorização para início das reformas no Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, ontem, em Belo Horizonte, o governador fez a defesa mais contundente da candidatura de Anastasia até o momento. Ao ser questionado sobre a expectativa de crescimento do vice nas pesquisas, Aécio adotou um tom semelhante ao escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para defender sua candidata à Presidência, a ministra Dilma Rousseff: dar ênfase ao risco de mudanças na linha política caso a oposição vença as eleições.

;Acho que essa será a grande questão daqui por diante. Vamos continuar avançando na mesma direção, ou vamos ter retrocesso? O professor Antônio Anastasia é quem garante o avanço das medidas que viemos tomando até aqui e que têm feito de Minas Gerais o estado referência no Brasil;, disse o governador. Desde que escolheu Anastasia como sucessor, no segundo semestre do ano passado, o vice participa de praticamente todos os atos públicos do governador em Minas. Nos dois primeiros anos de governo, Aécio e Anastasia tinham como costume dividir os compromissos políticos.

Para aliados do governador, a ênfase em concentrar esforços nas questões internas de Minas Gerais reforça a disposição de Aécio em não ser vice na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à Presidência da República. Aliados do paulista ainda sonham com a possibilidade de terem o mineiro em uma chapa chamada de ;puro-sangue;. Por enquanto, a disposição de Aécio ; que deve se lançar candidato ao Senado ; é preocupar-se com Minas e com a articulação para eleger Anastasia seu sucessor.

Secretariado

Aécio anuncia até amanhã os nomes daqueles que assumirão o posto dos secretários que pretendem se candidatar a cargos de deputado estadual e federal neste ano. O primeiro foi antecipado ontem: é o do radialista e vereador de Belo Horizonte Alberto Rodrigues (PV), que assumirá a pasta de Esportes e Juventude. O governador entregará o cargo no fim de março ao vice Anastasia. Terá abril, maio e junho para decidir sua estratégia eleitoral para 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação