Politica

Eleições não afetarão trabalho do STF em 2010, afirma Gilmar Mendes

postado em 01/02/2010 12:04
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta segunda-feira (1;/2), na abertura do Ano Judiciário, que as eleições não irão afetar os trabalhos da Suprema Corte. "Pode surgir um ou outro conflito que demande uma liminar, mas não há nenhum prejuízo decorrente do ano eleitoral", afirmou.

Gilmar Mendes destacou ainda temas polêmicos que entrarão em pauta este ano, como a lei de anistia e o aborto de anencéfalos. Segundo o presidente do STF, a discussão desses assuntos depende do relator de cada uma das matérias colocar o processo à disposição dos demais ministros.

[SAIBAMAIS]Questionado sobre os embates em plenário no ano passado, quando ele e o ministro Joaquim Barbosa chegaram a trocar insultos, Mendes afirmou que "não é possível dizer que não háverá debates ou escaramuças". "Todos nós aprendemos om os episódios", completou.

A abertura foi acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice José Alencar, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado, José Sarney. Oito ministros do STFparticiparam da cerimônia. Não estavam presentes Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação