postado em 05/02/2010 08:34
Em busca da redução do número de eleitores que rejeitam a candidatura de Marina Silva à Presidência da República, o PV adotou uma nova estratégia. Deixou de lado o debate em torno das propostas da senadora sobre o meio ambiente e vai apostar na divulgação da sua história de vida. A cúpula da legenda acredita que personalizar o discurso e utilizar o tempo de televisão durante alguns meses para falar da história de Marina pode reduzir rapidamente o índice de rejeição ao seu nome que, segundo a última pesquisa CNT/Sensus, gira em torno de 36,6%.De acordo com o secretário de Relações Internacionais do partido, Marco Mroz, pesquisas internas feitas pela legenda para tentar entender a origem da rejeição mostraram que o maior obstáculo à candidatura da senadora é o desconhecimento das classes C, D e E sobre ela. ;Não nos preocupamos com esse número porque é uma questão de tempo para que os brasileiros que compõem essas faixas da população saibam quem é Marina e conheçam sua história. O horário eleitoral será uma boa oportunidade para isso;, comentou.
A estratégia do partido começou a ser colocada em prática nessa quinta (4/2), durante o horário eleitoral. Em um vídeo de 10 minutos coordenado pelo produtor e cineasta carioca Marcello Maia, o PV deu pouco espaço às questões ambientais e usou muitos minutos para que Marina falasse sobre ela. A ideia dos coordenadores é manter o foco na vida pessoal da candidata até abril, quando acreditam que ela pode chegar ao patamar de 15% nas intenções de votos, deixando os 6,5% apontados na última sondagem.
Ontem, na cidade paulista de Americana, Marina disse que quem acredita em uma campanha voltada somente para o tema ambiental está enganado e comentou seus índices nas pesquisas. Para ela, sua diferença em relação aos outros candidatos decorre da exposição pública que eles têm há anos. ;O governador José Serra é candidato desde que perdeu a última eleição. A ministra Dilma é candidata desde que o presidente Lula, pelo menos três anos atrás, a vem colocando como candidata. O Ciro Gomes, desde que perdeu as eleições, é um quadro colocado. A novidade é a candidatura do PV, que há cinco meses foi criada. Então ainda é cedo para ficar impressionado com pesquisas;, disse a candidata. ;Sempre brinco dizendo que se tivesse me impressionado com pesquisas da primeira vez que me candidatei ao Senado, eu poderia nem ter sido senadora. As pesquisas indicavam um dos meus rivais com 65% e outro com 40%. Eu tinha 3%;, recordou.
De acordo com a última pesquisa CNT/Sensus, divulgada na última segunda-feira, Serra possui 33,2% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 27,8%, e por Ciro, com 11,9%. Marina aparece em quarto lugar, com apenas 6,8% . Os indecisos, brancos e nulos somam 20,4%.
"Se tivesse me impressionado com pesquisas na primeira vez que disputei o Senado, poderia nem ter sido senadora"
Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência da República
O número
15% - Intenção de votos que o PV quer atingir em abril. Hoje, Marina soma 6,5%