Politica

Lula e Dilma visitam Minas pela segunda vez este ano e sobem o tom contra a oposição

postado em 10/02/2010 09:18

Daniel Antunes
Daniela Almeida
Luiz Ribeiro

Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros (MG) ;
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, subiram o tom nos ataques e reagiram à oposição em Governador Valadares e Teófilo Otoni. Oficialmente, a campanha ainda não começou, mas os palanques já foram montados. O presidente e sua pré-candidata ao Palácio do Planalto não pouparam críticas aos adversários, respondendo às provocações feitas, principalmente, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. E não foi só o tom que subiu. Dilma e Lula quebraram o protocolo ao descerem do carro oficial para abraçar e cumprimentar eleitores que os esperavam no aeroporto de Governador Valadares. O complemento foi dado com uma extensa lista de inaugurações, passando de casas populares até a criação de universidade a distância.

A ministra da Casa Civil aproveitou a inauguração de obras tocadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para rebater as críticas endereçadas a ela feitas pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que, na segunda-feira, durante a inauguração da Biblioteca de São Paulo, fez duras críticas ao governo Lula e questionou a capacidade de liderança da ministra, chamando-a de ;reflexo de um líder;.

Sem citar nomes ou partidos, Dilma disse que o atual governo, ao contrário dos anteriores, trabalha para o povo brasileiro, e não para uma classe restrita. ;Nós temos orgulho do nosso governo e temos orgulho de quem nos lidera, que é o presidente Lula. Tem uma grande diferença do Brasil de hoje para qualquer momento do passado recente da história do país. É que o Brasil de hoje cresce a favor do povo, e não contra o povo, como já aconteceu no passado, onde só uns poucos ganhavam. Hoje, o presidente Lula construiu um caminho novo;, afirmou a ministra.

Lula deixou Dilma rebater as críticas da oposição, mas driblou um protesto de estudantes e ainda acabou ovacionado pelos manifestantesSobre as comparações que FHC havia feito num artigo afirmando que Lula ;enuncia inverdades;, desafiando os petistas a fazerem comparações ;sem mentir; e ;sem descontextualizar;, também foi Dilma quem respondeu as provocações. ;Se quiserem comparar, vamos comparar. Número por número, casa por casa, escola por escola, emprego por emprego;, disse.

Em Teófilo Otoni, Lula e Dilma repetiram a dose. Cerca de 2,5 mil pessoas, entre estudantes e populares, gritaram palavras de ordem pela candidatura de Dilma ao Palácio do Planalto e saudaram Lula. O evento foi em uma tenda montada para a inauguração do câmpus avançado da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Os estudantes protestaram contra a falta de infraestrutura da universidade, mas Lula conseguiu reverter a situação. Num discurso inflamado, chegou a defender os protestos da plateia e afirmou que o governo deve ouvir as reivindicações. Foi ovacionado.

Silicone
O clima de campanha presidencial fez o plenário do Senado ferver ontem. As críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que classificou Dilma de ;reflexo de líder;, tomaram conta da sessão da Casa. O senador Tasso Jereissati (CE), ex-presidente do PSDB, subiu à tribuna para dizer que a candidata governista é como silicone. ;A Dilma é uma liderança de silicone. É bonita por fora e falsa por dentro.; ;Ela é uma liderança feita a partir de um invólucro montado por uma equipe de marketing que usa números que não são verdadeiros;, completou.

CABRA ARRETADO E PICOLÉ DE CHUCHU
Após defender uma candidatura própria do PT ao governo de São Paulo, a ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy mudou o discurso e saiu em defesa do nome do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para disputar o Palácio dos Bandeirantes em outubro. ;É melhor um cabra arretado (Ciro Gomes) do que um picolé de chuchu (apelido de Geraldo Alckmin, um dos pré-candidatos do PSDB ao governo de São Paulo);, disse a petista, durante a posse do Diretório Municipal do partido de São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação