postado em 16/02/2010 09:27
Um artigo no diário espanhol El País de ontem avalia que, qualquer que seja o vencedor das eleições de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sairá, simbolicamente, vencedor da disputa. Segundo o texto, assinado pelo correspondente do jornal no Brasil, Juan Árias, mesmo na hipótese de vitória do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), as conquistas sociais da gestão petista seriam mantidas, e, com isso, Lula estaria, de certa forma, presente no próximo governo.Seria de se supor, diz o artigo, que uma vitória de Serra significasse ;alternância normal, interrompendo de alguma forma a continuidade do PT no poder;. Mas o autor acredita que o governador não seria um ;anti-Lula; mas um ;pós-Lula;: ;Com Serra, o Brasil seria um país sem Lula, mas ainda com Lula, no sentido de que o governador paulista não nega nenhuma das conquistas sociais de seu governo.; O texto avalia que o tucano está ;à esquerda; do atual governo e que não faria uma gestão idêntica à do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: ;Para Serra, seu governo não seria uma fotocópia do passado social-democrata, mas uma página nova;.
Juan Árias aposta em uma disputa acirrada na eleição presidencial e descreve Dilma como ;uma espécie de sombra; do presidente. ;Se ela vencer, as eleições seriam na verdade um terceiro mandato de Lula e garantiriam a continuidade de um certo lulismo;, avalia. A conclusão do texto é a de que a condução do país não mudará seja quem for o eleito: ;A partir do próximo dia 1; de janeiro, o Brasil será um Brasil sem Lula. O que acontecerá? Nada;, diz o repórter. ;Continuará sendo um país com instituições democráticas consolidadas, que não apenas conseguiu sair, sem se quebrar, da crise mundial, mas que está crescendo; um país sem possibilidades de golpe de nenhum tipo e que, apesar de alguns rompantes populistas em alguns momentos ; sobretudo pela influência do chavismo ; não se deixou arrastar pelo populismo da vez na América Latina.
ALERTA AO VOLANTE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje aos foliões que tomem cuidado no carnaval. Durante o programa de rádio Café com o presidente, ele recomendou que as pessoas dirijam devagar nas estradas e evitem bebida alcoólica. Para Lula, as estradas melhores aumentam o desejo do motorista de correr mais. ;Quem estiver ao volante tem que estar pensando em quem está do lado ou quem vem de frente, ou seja, uma outra família que vem. E aí, toda a responsabilidade, eu diria, é pouca, diante da necessidade que nós temos de preservar as nossas vidas;, alertou.