Politica

Lula participa no México de cúpula da América Latina e do Caribe

postado em 22/02/2010 08:24
Cancún (México) ; O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa até esta terça-feira (23/2) no México da 2; Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe.Um dos principais assuntos da reunião, que já tem confirmada a presença de 23 chefes de Estado, será o possível surgimento de um novo órgão regional, ainda sem nome, que excluiria os Estados Unidos e o Canadá e que vai substituir o chamado Grupo do Rio.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que não vê nenhum mal-estar diplomático na criação desse novo bloco, já que há assuntos que só dizem respeito a essas nações latinas e caribenhas e que merecem um fórum especial.

Os líderes também devem sair do encontro com um documento de apoio à Argentina sobre a questão das Ilhas Malvinas. O governo argentino está protestando contra a iniciativa da Grã-Bretanha, que tem o domínio do arquipélago, de iniciar a exploração de petróleo nas Malvinas e convocar licitações sem comunicar ao país.

[SAIBAMAIS]"Seguramente, vamos sair daqui com uma posição de apoio. Não sei exatamente em que termos, mas sairemos com uma posição firme;, disse Garcia.

Além dos temas oficiais, a questão da reintegração de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA) deve ser discutida entre os chefes de Estado. O Brasil, que não reconhece a legitimidade do governo de Porfírio ;Pepe; Lobo, já fala em um entendimento, mas a reaproximação com Honduras ainda depende de muitos fatores, como uma sinalização do governo de que vai resolver a situação do presidente deposto Manuel Zelaya.

Esta é a primeira etapa da última viagem de Lula como chefe de Estado à America Central e ao Caribe. Além do México, o presidente visita nesta semana Cuba, o Haiti e El Salvador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação