Politica

Acordos entre partidos mudam presidências de comissões na Câmara

postado em 24/02/2010 20:05
Embora tenha sido definida nesta quarta (24) a composição das mesas diretoras das 20 comissões técnicas (presidências e vices) da Câmara, os líderes partidários da base aliada retomaram as negociações entre si visando A um melhor rearranjo das presidências das comissões, de acordo com os interesses de cada legenda. Os partidos da base aliada do governo ficaram com as presidências de 14 das 20 comissões.

Alguns partidos estão trocando com outros as presidências de comissões. Por exemplo, o PT, que inicialmente ficaria com as presidências de três comissões (Educação e Cultura, Finanças e Tributação e Fiscalização Financeira e Controle) vai presidir, segundo o líder da legenda, Fernando Ferro (PE), quatro comissões (Educação e Cultura, Direitos Humanos e Minorias, Legislação Participativa e Finanças e Tributação).

O PMDB, que deveria presidir as comissões de Constituição e Justiça, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Minas e Energia, poderá abrir mão da presidência da comissão de Minas e Energia para o PP. Inicialmente, o PP ficaria com as presidências das comissões de Legislação Participativa, que já passou para o PT, e com a de Viação e Transportes, que poderá ser entregue a outra legenda da base aliada.

Outras negociações entre os partidos da base aliada em torno das presidências e vices das comissões poderão ocorrer até segunda-feira da próxima semana. Concluídos os entendimentos, os partidos deverão comunicar as decisões à Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara. A indicação dos presidentes e vices e as respectivas eleições dos dirigentes das comissões deverão ocorrer na próxima semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação