Politica

Costura mineira mais perto de um desfecho

Pressão do PT em busca de palanque único favorece o nome de Hélio Costa ao governo

Patrícia Rennó
postado em 26/02/2010 08:12
Uma comissão do PT e do PMDB se reunirá nos próximos dias para acertar as arestas em torno da candidatura da base aliada ao governo de Minas Gerais. A intenção é anunciar no início de março os nomes que vão compor a chapa e, principalmente, quem vai encabeçá-la. O PMDB dá como favas contadas que o nome do candidato ao Palácio da Liberdade será o do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e já começa a discutir a escolha do vice.

O ex-prefeito de BH Fernando Pimentel (PT) disputa com o também petista Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a indicação para candidato ao governo. O PT ainda resiste a essa formação de chapa, mas os peemedebistas estão otimistas e acreditam que a legenda em Minas será convencida pela direção nacional do PT. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito a aliados que prefere palanque único nos estados para sua candidata à Presidência, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O único fator que poderia reverter esse quadro, avalia um petista, seria uma candidatura do vice-presidente José Alencar (PRB). No entanto, anteontem, Alencar disse que se tiver condições de saúde para disputar prefere uma vaga ao Senado, pois a rotina do Executivo é pesada e exige maior dedicação. No entanto, o futuro político de Alencar só será definido depois do dia 17, quando ele receberá os resultados de uma série de exames que vão dar um quadro geral do seu estado de saúde(1).

Ontem, no sul de Minas, Hélio Costa defendeu a aliança PMDB/PT e a formação de um palanque único no estado. Ele não confirmou se realmente será o escolhido como candidato da base governista, mas assegurou mais uma vez que o critério para a escolha será a melhor colocação nas pesquisas de intenção de voto. Em todas ele aparece em primeiro lugar. ;Uma comissão do PT e do PMDB vai se reunir esta semana. No fim do mês, nós já devemos ter condições de fazer um anúncio do candidato ao governo de Minas. O presidente Lula deixou claro que em Minas Gerais teremos um palanque único e que as forças aliadas estarão juntas;, afirmou o ministro, durante solenidade oficial em Varginha. Ele disse que a direção dos dois partidos têm se reunido constantemente para acertar os detalhes para a corrida eleitoral. Uma das prioridades do PMDB nacional é assegurar o palanque para Hélio Costa em Minas, dentro do acerto para que o candidato a vice da ministra Dilma seja peemedebista.

Martelo
Apesar de alguns representantes dos partidos da base aliada assegurarem que Hélio Costa será mesmo o candidato do PMDB em Minas, o ministro evitou bater o martelo em torno de seu nome e também do deputado Virgílio Guimarães. ;Ainda não definimos quem será o candidato a governador ou vice;, afirmou. Um dos cotados seria o deputado federal Virgílio Guimarães (PT), que não foi localizado ontem para falar sobre essas especulações.

Antes de embarcar anteontem para a América Central, na comitiva do presidente Lula, o ministro Patrus reafirmou sua pré-candidatura e disse que está em busca de uma aliança com o PMDB. ;É nosso interlocutor mais importante;, destacou. Pimentel também garantiu que ainda não há definição, mas dentro do PT ele já vem sendo cotado como um dos coordenadores da campanha da ministra em Minas.

1 - Quinze cirurgias
O vice-presidente José Alencar (PRB) luta contra o câncer desde 1997. Foram 15 cirurgias. A mais complicada, em janeiro de 2009, durou cerca de 18 horas para a retirada de noves tumores na região abdominal. Desde então, ele vem apresentando sensíveis melhoras no quadro clínico e passou a cogitar sair candidato. A opção preferencial dele seria por uma vaga no Senado.

"De fato, o PMDB é nosso interlocutor mais importante"
Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e pré-candidato ao governo mineiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação