postado em 26/02/2010 20:55
As lideranças partidárias definiram os nomes de oito deputados candidatos às presidências de comissões permanentes da Câmara. Outros três parlamentares têm suas indicações como prováveis, aguardando apenas a confirmação. As demais nove vagas deverão ser indicadas até a quarta-feira (3), que é a data prevista para a eleição das mesas diretoras de cada comissão.
Na última quarta-feira (24), logo após a Reunião de Líderes que definiu a divisão das presidências entre os principais blocos parlamentares da Casa, o PSB anunciou que os deputados Dr. Ubiali (SP) e Marcelo Serafim (AM) seriam os indicados para presidir, respectivamente, as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Na mesma tarde, o PDT confirmou o nome do deputado Vieira da Cunha (RS) para a Comissão de Seguridade Social e Família; e o PPS definiu o deputado Humberto Souto (MG) como candidato para a Comissão de Desenvolvimento Urbano.
No dia seguinte foi a vez das confirmações de Abelardo Lupion (DEM-PR), para a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Jorge Khoury (DEM-BA), para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Laerte Bessa (PSC-DF), escolhido pelo partido para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Mário Negromonte (PP-BA), que deverá presidir a Comissão de Minas e Energia.
Sem confirmação
Até o momento, de acordo com as lideranças, há mais três indicações prováveis que aguardam confirmação, duas delas do PMDB. O deputado Eunício Oliveira (CE) é favorito para presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, enquanto Nelson Bornier (RJ) é cogitado para a presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A terceira candidatura provável é do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Ele poderá comandar os trabalhos da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Indefinidas
A escolha para a terceira comissão prevista para o PMDB, a de Constituição e Justiça e de Cidadania, ficou para a próxima semana. Continuam, também, sem definição, a terceira comissão do Democratas, de Defesa do Consumidor; as duas destinadas ao PSDB, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e de Turismo e Desporto; as quatro que deverão caber ao PT, de Direitos Humanos e Minorias, de Educação e Cultura, de Finanças e Tributação, e, provavelmente, de Legislação Participativa; e a Comissão de Viação e Transportes, que deverá ser presidida por um deputado do PR.
No caso das comissões destinadas ao bloco PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB, a distribuição foi modificada pelos partidos após a Reunião de Líderes e ainda não foi oficializada.
Agenda
As eleições para as presidências e vice-presidências das comissões estão marcadas para quarta-feira, às 10 horas, com exceção das comissões de Direitos Humanos e Minorias; Legislação Participativa; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Turismo e Desporto, que realizarão suas eleições às 16 horas.