Politica

Lula diz que bandidos também se escondem em área nobres do Rio

postado em 08/03/2010 17:10

Rio de Janeiro - Durante a inauguração de obras na comunidade da Rocinha, zona sul da capital fluminense, nesta segunda (8), o presidente Luiz Inácio Lula disse que bandidos não se escondem apenas nas comunidade carentes, mas também em ;prédios chiques; da cidade.

;É verdade que na Rocinha deve ter algum bandido. É verdade também que no Pavão-Pavãozinho deve ter algum bandido. No Complexo do Alemão deve ter. Mas quem é que disse que naqueles prédios chiques em Copacabana não tem? Quem é que disse que não tem em outros lugares mais importantes?;, declarou sob aplausos.

;O que é grave é que os perseguidos são sempre os pobres do morro. Tanto o Sérgio Cabral [governador do Rio], tanto eu, quanto o prefeito [Eduardo Paes] estamos convencidos de que as pessoas precisam é de oportunidade;, acrescentou Lula, acompanhado de vários ministros, entre eles, a candidata do PT à presidência, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O presidente defendeu investimentos em educação como forma de garantir dignidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas e destacou a parceria com os governos estaduais e municipal na construção do complexo de saúde e de lazer na Rocinha, que custaram R$ 231,2 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com Lula, com a nova infraestrutura os mais de 100 mil moradores de uma das comunidades mais pobres do Rio poderão acessar serviços públicos de boa qualidade, como faz a elite brasileira. Segundo ele, durante anos, os pobres não receberam investimentos porque só interessavam aos governantes em época de eleições.

;Não queremos tirar um milímetro de benefício que os ricos têm. Mas queremos que o pobre suba um degrau na escada e possa viver dignamente;, reforçou.

As obras inauguradas na Rocinha são as mais atrasadas dentro do PAC no estado. O vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, atribuiu o problema aos impasses envolvendo a compra de terrenos na comunidade e prometeu concluir as demais obras do programa no estado até o fim do mês de setembro.

O novo complexo de saúde da Rocinha conta com consultórios, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial, que atenderá, inclusive, dependentes químicos, centro de radiologia, laboratório e 11 equipes do Programa Saúde da Família com capacidade para realizar cerca de 450 atendimentos por dia.

A área destinada ao esporte e lazer é de cerca de 15 mil metros quadrados, onde estão instaladas quadras esportivas, piscinas, escola de surf, pista de skate, academias de boxe e judô, além de vestiários e um centro para atendimento jurídico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação