Rio de Janeiro ; A Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 no trecho que vai da ponte Rio;Niterói até a divisa com o Espírito Santo, informou na noite desta quinta-feira (11) que a pista está totalmente liberada no km 75 da BR-101, na região de Campos, onde ocorreu uma manifestação ao longo do dia que bloqueou a estrada.
A manifestação teve início às 7h30 da manhã em protesto contra o projeto que altera os critérios da distribuição dos royalties do petróleo, aprovado ontem (10) pela Câmara dos Deputados.
[SAIBAMAIS]A liberação ocorreu por volta das 19h, mas o engarrafamento de cerca de 8 quilômetros em ambos os sentidos permanecia no começo da noite.
Entre 200 e 300 pessoas interditaram as duas pistas da rodovia e chegaram a atear fogo em pneus, o que provocou uma cortina de fumaça.
A cidade de Campos é a principal produtora de petróleo do país. É lá que está localizada a Bacia de Campos, a maior província produtora brasileira. O estado do Rio de Janeiro também responderá por boa parte dos futuros campos do pré-sal, uma vez que parte da Bacia de Santos onde estão as reservas, está em águas fluminenses.
O projeto aprovado ontem pelos deputados, ainda terá que ser apreciado pelos senadores, onde o governo pretende reverter a decisão de distribuir igualitariamente os royalties entre todos os estados e municípios, independente se são ou não produtores.