Politica

Ministério Público no Rio denuncia ex-procurador da Fazenda por suposto envolvimento no mensalão

postado em 18/03/2010 15:51
Rio de Janeiro - O Ministério Público Federal denunciou à Justiça o ex-procurador da Fazenda Nacional Glênio Sabbad Guedes, o empresário Marcos Valério e mais cinco pessoas por suspeita de envolvimento no esquema do mensalão. Guedes e Valério são acusados de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência, no esquema descoberto em 2005.

Segundo o Ministério Público, o ex-procurador da Fazenda é acusado de receber dinheiro de Marcos Valério para atuar em favor de bancos e de seus diretores ligados ao esquema, manipulando pareceres e decisões no Conselho de Recurso Financeiro Nacional. O conselho é a segunda instância administrativa depois do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Também foram denunciados dois sócios de Valério na empresa Tolentino & Melo Associados, Rogério Lanza Tolentino e José Roberto Moreira de Melo, e os pais de Guedes, Ramon Prestes Guedes de Moraes e Sami Sabbad Guedes, e a companheira do ex-procurador, Cibele Gomes Gaicoia.

A suspeita contra o ex-procurador foi levantada devido à existência de disparidades fiscais nas suas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física, que mostravam uma abrupta evolução patrimonial. Segundo nota divulgada à imprensa, o caso corre na 3; Vara Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação