Politica

PGR pede arquivamento de inquérito contra presidente do Banco Central

postado em 24/03/2010 15:59
A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de inquérito sobre remessa de dinheiro para o exterior por meio das qual consta o nome do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo o procurador Roberto Gurgel, os fatos são os mesmos de inquérito arquivado em 2007.

A PGR investigou suposto crime contra o sistema financeiro nacional e evasão de divisas por Meirelles. "O Código de Processo Penal impõe o arquivamento, salvo se houvesse fato novo. E não havia nenhum fato novo;, disse. O ministro do STF Joaquim Barbosa deverá decidir pelo arquivamento ou não do inquérito.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu Meirelles e disse que é um inquérito do ;arco da velha; e sem fundamento. ;Nem o procurador-geral sabia do inquérito;, afirmou o presidente Lula, após encontro com os reis da Suécia o rei da Suécia Carl XVI Gustaf e Silvia, no Itamaraty. ;De vez em quando no Brasil acontecem coisas assim, do arco da velha.;

Ao ser questionado se Meirelles já definiu se será candidato nas eleições de outubro, o presidente afirmou que a decisão é exclusivamente do presidente do Banco Central. ;A situação do Meirelles depende só dele. Eu talvez converse com ele na semana que vem. Não sei se ele quer ser candidato, não sei se ele não quer ser candidato;, disse Lula.

Meirelles é apontado como possível candidato, pelo PMDB, para disputar as eleições ao governo de Goiás. Também chegou a ser mencionado como um dos nomes para vice-presidente da República na chapa do PT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação