Politica

Dilma cancela visita ao segundo maior colégio eleitoral do país a poucos dias de deixar o cargo

Luiz Ribeiro/Estado de Minas - Enviado especial
postado em 27/03/2010 13:17
Belo Horizonte ; Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, ficará de fora da agenda de viagens da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, antes da sua saída do governo para se candidatar à Presidência da República pelo PT. Há duas semanas, foi divulgado que Dilma faria o seu último ato oficial como ministra em Contagem (MG), onde inauguraria obras da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e anunciaria investimentos previstos na segunda fase do programa.

Nos últimos dias, prefeitos e outras lideranças petistas do interior do estado receberam convite encaminhado pela Secretaria de Relações do PT em Minas para participarem da programação da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ; em companhia da ministra ; em Contagem, marcada para a terça-feira. Entretanto, ontem à tarde, um deputado petista confirmou que a viagem foi suspensa, mas disse desconhecer o motivo.

Ainda ontem à tarde, a assessoria da Casa Civil informou que ;na agenda da ministra não existe nenhuma visita prevista para Contagem;. A reportagem não conseguiu contato com o presidente regional do PT, deputado Reginaldo Lopes, para explicar a mudança de planos. Em Minas, o partido vive um clima de disputa, com dois pré-candidatos a governador: o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. A base aliada do presidente Lula, no entanto, tende a apoiar o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB).

A última viagem da pré-candidata do PT como ministra a Minas havia sido divulgada como uma ação estratégica, pois, além de se tratar do segundo maior colégio eleitoral do país, Dilma nasceu em Minas e precisa crescer nas pesquisas no estado. Contagem também é considerada simbólica por ser o maior município administrado pelo PT e ainda sob o comando de uma mulher, Marília Campos. Nos últimos três dias, ao lado do presidente Lula, a pré-candidata petista teve uma verdadeira maratona, indo a diferentes pontos do país. Na quarta-feira, esteve em Humaitá, no Amazonas; na quinta-feira, Lula e Dilma estiveram em Tatuí e Osasco, em São Paulo; e ontem, a dupla visitou Itabuna e Ilhéus, na Bahia.

Despedida
Dilma deixa o governo na próxima quarta-feira para se dedicar integralmente à campanha. Até lá, uma série de eventos vão marcar a despedida da ministra do cargo. Já na segunda-feira, ela participa de um megaevento para lançar o segundo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Antes de deixar a pasta, Dilma ainda visita as obras da Ferrovia Transnordestina, em Pernambuco. O último compromisso da petista deve ocorrer na quarta-feira, na cerimônia de posse dos novos ministros que vão assumir no lugar dos que deixam os cargos para concorrer nas eleições. A secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, assumirá o cargo de Dilma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação