Politica

Vanderley Luxemburgo quer virar senador

postado em 03/04/2010 09:51
Assim como os astros do futebol, o técnico Vanderley Luxemburgo também pretende transformar o sucesso da carreira no esporte em votos. O treinador do Atlético Mineiro enfrenta, no entanto, problemas com a Justiça Eleitoral. Filiado ao PT de Palmas, Luxemburgo tenta desde o ano passado transferir domicílio eleitoral de São Paulo para Tocantins, onde quer disputar vaga de senador. No fim de março, o Tribunal Regional Eleitoral do estado negou o segundo recurso impetrado pelo treinador.

[SAIBAMAIS]Além de Luxemburgo, outro atleticano quer testar suas habilidades nas urnas em outubro. Depois de jogar em estádios do mundo inteiro, em partidas pelos sete clubes em que trabalhou ; cinco no Brasil e dois no Japão ; e na seleção brasileira, o atacante Marques se filiou ao PTB de Minas Gerais no ano passado. Embora seja natural de Guarulhos, na Grande São Paulo, e tenha jogado na capital, pelo Corinthians e pelo São Paulo, e no Rio de Janeiro, pelo Flamengo e pelo Vasco da Gama, o jogador afirma ter escolhido Minas para retribuir tudo o que a população do estado lhe deu. Aos 36 anos, 23 de profissão, e duas passagens pelo Atlético, Marques quer se candidatar a deputado estadual e assume que vai entrar completamente cru na vida pública. Ele afirma querer dedicar o mandato, caso seja eleito, a projetos destinados a crianças carentes e a atletas aposentados.

Celeiro
Em Minas Gerais, muitos ex-jogadores de futebol conseguiram vingar na política. O primeiro deles foi o volante atleticano Haroldo Lopes da Costa, que se elegeu deputado na década de 1970. No final da mesma década, foi a vez do volante do Cruzeiro e zagueiro da Seleção Brasileira na Copa do México, Wilson Piazza, alcançar uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Depois dele, outros jogadores penduraram a chuteira e tentaram a política. O lateral direito do Cruzeiro e da Seleção Nelinho chegou a cumprir um mandato de deputado estadual. Reinaldo Lima, centroavante do Atlético, foi deputado durante uma legislatura na década de 1990 e atualmente é vereador na capital mineira pelo PV. João Leite, ex-goleiro do Galo, já está no quarto mandato estadual. Em 2005, chegou a se candidatar a prefeito de Belo Horizonte, mas perdeu a disputa. Outro nome do esporte na política é o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela (PDT), que tem cadeira na Assembleia Legislativa de Minas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação