Politica

Metade das obras do PAC do Complexo do Alemão aguarda conclusão

postado em 05/04/2010 18:10
Rio de Janeiro ; Pouco menos da metade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão ; o correspondente a 48% ; ainda não foi concluída, a nove meses do término do prazo previsto no cronograma. As obras de intervenção urbanística e social no conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro foram iniciadas em março de 2008.

Segundo o Ministério das Cidades, o principal entrave para a realização das obras foram as desapropriações de casas, que exigiram a realocação de 2 mil famílias do complexo. Agora, como esse processo já foi superado, o ministério prevê que as obras entrem num ritmo mais acelerado.

Amanhã (6/4), o presidente Lula inaugura novas obras do PAC no Complexo do Alemão: uma creche para 120 crianças, um centro comercial com 47 lojas e uma Superunidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas ; que vai juntar uma unidade de atendimento de emergência, uma clínica de saúde da família e um centro para atendimento psiquiátrico.

De acordo com Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), responsável pelo gerenciamento das obras do PAC no Alemão, falta entregar ainda mais de 500 unidades habitacionais, uma escola, um complexo esportivo e o teleférico, que ligará o alto da favela a uma estação de trem.

;As obras terminam em dezembro [deste ano]. Nós estamos dentro do cronograma. As dificuldades nossas foram justamente as realocações por causa do teleférico. Já fizemos 95% das realocações e agora vamos continuar trabalhando. Em junho, temos novas inaugurações. E o teleférico será inaugurado em 30 de setembro;, disse Moreno.

Os governos federal, estadual e municipal estão investindo R$ 827 milhões no PAC do Complexo do Alemão. As obras incluem ainda recuperação de ruas e instalação de redes de saneamento e iluminação pública, além de equipamentos sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação