Politica

Prefeito do Rio diz que Lula ofereceu ajuda para lidar com problemas causados pelas chuvas

postado em 06/04/2010 13:00
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse hoje (6/4) que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a garantia de apoio para lidar com os problemas gerados pelas chuvas que caem no estado desde ontem.

Paes disse que recebeu um telefonema do presidente, que está no Rio de Janeiro. ;O presidente Lula e o ministro Márcio Fortes [das Cidades] colocaram o governo federal inteiramente à disposição para dar auxílio e tratar dessa questão;, disse Eduardo Paes.

O prefeito do Rio também disse que recebeu ligações do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do governador de Santa Catarina, Leonel Pavam. Paes disse que a prefeitura já está com equipes nas ruas para tentar resolver os problemas emergenciais, como limpeza de ruas e liberação de vias interditadas por deslizamentos de encostas.

Cerca de 4 mil homens da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) e 1,5 mil da Divisão de Conservação participam desse trabalho. Segundo Paes, os órgãos da prefeitura, como a empresa de geotecnia Geo-Rio, têm autonomia para usar recursos em caráter emergencial, se precisarem.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Sérgio Simões, disse que o município do Rio já estava esperando chuvas de moderadas a fortes para ontem e que, por isso, a cidade se preparou para lidar com o problema. ;Tanto estávamos preparados que a resposta foi imediata. Todos os órgãos da prefeitura e do governo do estado agiram durante toda a noite e a madrugada;, disse Simões.

Eduardo Paes reconheceu que a cidade tem uma série de problemas estruturais e que isso, associado a uma chuva muito forte, provocou o caos vivenciado pelos moradores do Rio de Janeiro entre a noite de ontem (5) e a manhã de hoje (6).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação