postado em 16/04/2010 17:41
A passagem da ex-ministra Dilma Rousseff nesta sexta-feira (16/4) por Caxias do Sul(RS) reuniu empresários, líderes partidários e simpatizantes da pré-candidata petista à presidência da República.Ela esteve na cidade para palestrar na reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), onde falou para quase 400 pessoas, a maior parte de empresários.
Dilma chegou ao aeroporto Hugo Cantergiani às 12h15, onde foi recebida por lideranças locais e estaduais do PT. Muito assediada, tirou fotos com todos e, já na CIC, concedeu entrevista coletiva. Em suas falas, Dilma manteve o estilo de discurso realizado até agora, e que deve ser a tônica da campanha eleitoral, exaltando os números da economia e dos programas que ela coordenou como ex-ministra da Casa Civil do governo Lula. Também fez muitas comparações com o governo FHC.
Em relação à Caxias, comentou sobre como a cidade pode aproveitar o crescimento que pode gerar a política de exploração do pré-sal.
"As plataformas de petróleo são grandes prédios que boiam. Nele precisa de móveis, da indústria metal-mecânica, de muitas coisas que podem ser produzidas na Serra", disse.
Após a palestra na CIC, Dilma foi convidada para uma visita à Marcopolo, não prevista inicialmente na sua agenda. Em uma van escolar, mesmo modelo produzido pela empresa para o programa do governo federal "Caminhos da Escola", Dilma chegou à empresa e visitou diversos setores de produção e a Escola de aprendizes da Marcopolo. Com postura de candidata, recebeu cumprimentos e tirou fotos com funcionários.
Após uma hora e meia de atraso, às 16h30min Dilma chegou à ONG Centro de Cidadania Nossa Senhora da Paz, no bairro Marechal Floriano. Na instituição, que oferece oficinas para crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola, Dilma deu um toque social para a visita em Caxias e assistiu apresentações de música e teatro.