Politica

Marina investe em agenda internacional para ampliar a visibilidade de suas propostas

postado em 19/04/2010 09:00
A viagem da senadora Marina Silva (PV-AC) aos Estados Unidos, na próxima semana, será apenas o primeiro de uma série de eventos internacionais previstos pela coordenação de campanha da pré-candidata do Partido Verde ao Palácio do Planalto. Além de incursões aos estados para se tornar mais conhecida nacionalmente e divulgar propostas, Marina pretende ainda cumprir agenda em países da América do Sul e Europa. ;As viagens ressaltam o quanto ela é respeitada por chefes de estado do mundo inteiro;, afirmou o vereador Alfredo Sirkis (PV-RJ), um dos coordenadores da campanha.

Os compromissos terão como principal foco a causa ambiental. No próximo domingo, por exemplo, a pré-candidata será uma das oradoras de evento em Washington para celebrar o 40; aniversário do Dia da Terra(1). Marina vai dividir o palco com celebridades como o diretor de cinema James Cameron e a escritora Margaret Atwood. O encontro é realizado por uma rede global de proteção ao meio ambiente e será embalado por artistas como Sting e Joss Stone. Realizado em diversos países, a expectativa é de que 1 bilhão de pessoas participem da comemoração.

Durante a visita, a senadora pretende demonstrar apoio ao projeto de lei, em tramitação no congresso americano, que prevê redução das emissões de gases de efeito estufa dos Estados Unidos. O presidente Barack Obama enfrenta resistência dos parlamentares para aprovação da proposta. Segundo membros da campanha, Marina articula ainda um encontro com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Mockus
No próximo mês, a senadora tem encontro agendado com o candidato à Presidência da Colômbia Antanas Mockus, também do Partido Verde. O ex-prefeito de Bogotá assumiu o segundo lugar nas intenções de voto dos colombianos, segundo recente pesquisa de opinião realizada para uma emissora local. O ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, do mesmo partido do atual presidente, é o favorito na pesquisa, com 37% das intenções de voto. A intenção da coordenação de campanha é fazer a visita ao país na semana anterior à disputa presidencial, que ocorrerá em 30 de maio. ;Ela vai chegar num momento importante, para ajudar o candidato no segundo turno;, afirma Marco Antonio Mroz, um dos coordenadores da campanha. Uma visita à presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, eleita em fevereiro, ainda está sendo considerada.

1 - Consciência renovável
O Dia da Terra foi criado na década de 1970 por iniciativa do então senador e ativista ambiental americano Gaylord Nelson. Celebra-se em 22 de abril e tem o objetivo de criar uma consciência mundial em relação aos problemas da contaminação do ar, da água e dos solos, da destruição de ecossistemas e da necessidade de conservação da biodiversidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação