Politica

Câmara comemora amanhã os 50 anos do Legislativo em Brasília

Programação inclui uma sessão solene, uma exposição artística e o plantio de mudas no Bosque dos Constituintes

postado em 19/04/2010 16:11

A Câmara realiza nesta terça-feira (20/4) uma série de atividades para comemorar o cinquentenário da transferência do Poder Legislativo para Brasília, em 21 de abril.

A programação começa às 9h, com o plantio de baobás do Cerrado e chichás no Bosque dos Constituintes - que é mantido pela Câmara. Também no bosque, que fica atrás da praça dos Três Poderes, será lançado o protótipo da única calçada projetada pelo arquiteto Athos Bulcão, que assina várias obras no Palácio do Congresso, como o painel de azulejos "Ventania", no Salão Verde.

Às 9h30, o presidente da Câmara, Michel Temer, descerrará uma placa comemorativa no "Fórum das Palmeiras Imperiais" (um dos jardins da Câmara), em homenagem aos arquitetos Lucio Costa e Le Cobusier. Em seguida, será realizada sessão solene no plenário da Câmara.

Entre outros pontos, a programação também inclui uma exposição de 13 obras de arte no Salão Branco, intitulada "Brasília 50 anos", que será inaugurada às 16h30. A exposição foi montada pela G-Onze, uma associação não governamental cuja finalidade é a divulgação e a promoção da arte e da cultura brasileira.

Bosque dos Constituintes As mudas de baobás serão plantadas pelo presidente Michel Temer; pelo ex-deputado federal Carlos Murilo, que é membro efetivo da Comissão Permamente do Distrito Federal e representará os parlamentares que vieram para Brasília em 1961; e pelo servidor da Câmara Luciano Brandão, que foi o engenheiro responsável pela equipe técnica de transferência. Outras autoridades plantarão chichás.

O baobá do Cerrado (Cavallinesia arborea K. Schum) foi escolhido por ser uma árvore de grande porte, podendo chegar a 40 metros de altura e seu tronco alcançar 10 metros de diâmetro. Vive por centena de anos. Na África - de onde é originária - é conhecida como "árvore da vida" e uma fonte de fertilidade, além de referência para vários tribos indígenas.

A calçada de Athos Bulcão, cujo protótipo será lançado por Temer, ficará pronta até 2013. A obra, com 700 metros de extensão e 3 de largura, ocupará o eixo central do sistema de circulação de pessoas, que tem o formato de uma folha. O artista plástico desenhou o projeto em 2006, a partir de um painel de azulejos que não foi realizado.

A Calçada Athos Bulcão facilitará o acesso dos visitantes às árvores plantadas pelos deputados constituintes logo após a promulgação da Constituição de 1988. O projeto de revitalização do bosque, iniciado em 2008 com replantio de algumas espécies, ainda prevê a construção de uma ciclovia, paralela à calçada; pontos de parada para ciclistas e jardins de esculturas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação