Politica

"Aloprado" preso pela PF consegue habeas corpus

postado em 19/04/2010 16:00

Os empreiteiros e irmãos Valdebran (foto) e Waldemir Padilha tiveram a liberdade concedida pelo desembargador Olinto Menezes, do Tribunal Regional Federal da 1; Região, em Brasília. A dupla é acusada de integrar um suposto esquema de desvio de dinheiro e de fraudes em licitações da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) que podem chegar, segundo a Polícia Federal, a R$ 200 milhões.

Os Padilha foram presos durante a Operação Hygea, no início do mês. Valdebran tornou-se conhecido em 2006, quando ocupava a tesouraria do PT em Mato Grosso, por envolvimento na tentativa de compra de um dossiê contra membros do PSDB. O episódio foi classificado, na época, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como obra de ;aloprados;. As 36 pessoas acusadas e presas na operação Hygea foram indiciadas pela PF e responderão por crimes como formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitação, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva e prevaricação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação