Politica

Itamar condena postura de Serra

Ex-presidente critica pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto pelos elogios que ele tem feito a projetos do governo Lula e reafirma apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia

Estado de Minas
postado em 22/04/2010 10:37
Apesar de estar no PPS, o ex-presidente da República Itamar Franco pode não acompanhar seu partido no apoio à candidatura presidencial do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Ontem, em Ouro Preto, depois de participar da solenidade do 21 de Abril, na condição de convidado especial do governo de Minas, Itamar deu sinais claros de que está fechado com a candidatura do governador Antonio Anastasia à reeleição, mas não economizou críticas à candidatura tucana à Presidência da República.

Itamar Franco condenou a estratégia adotada por Serra em sua primeira visita a Minas como candidato da oposição. Em discurso para aliados, em Belo Horizonte, na segunda-feira, Serra disse que vê pontos positivos e avanços no governo do presidente Lula. "Antes de mais nada é preciso arranjar um discurso. Só não gosto quando o candidato de oposição, se não quer falar mal do governo, tudo bem, não fale mal, mas também não precisa elogiar. Porque, se eu elogio, se o voto é obrigatório, se eu falo que o outro candidato é bom, então o eleitor pode falar: ;Para que vamos mudar?;. Isso é um contra-senso porque o eleitor que está em dúvida vai dizer então, o que não vai mudar?. Estou achando que faltam propostas para o país", disse Itamar, em entrevista ao Estado de Minas.

Por outro lado, o ex-presidente afirmou categoricamente que vai se empenhar para reeleger Anastasia na eleição de outubro. Itamar confirmou ainda a sua intenção de concorrer a uma cadeira no Senado. "Nossa posição é a de defesa intransigente da candidatura do governador Anastasia. Agora, em relação ao Senado, está dependendo de algumas acomodações. Em princípio, o meu partido quer, e eu estou sempre muito animado", declarou.

Homenagem

O evento contou com presença da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi convidada para ser a oradora oficial da solenidade. Em seu discurso, Cármen Lúcia lembrou a trajetória do mártir Tiradentes e condenou as versões que desvirtuam a sua notável história de vida. Houve momentos de grande emoção, em especial, quando foram mostradas imagens e discursos históricos do ex-presidente Tancredo Neves, que foi homenageado em razão das comemorações do seu centenário. A maior ausência notada foi a do ex-governador Aécio Neves, que está de férias nos Estados Unidos.

A solenidade foi presidida por Anastasia. No palco, o governador defendeu o pacto federativo. "É a causa comum que tem nos movido nos últimos anos na busca incessante de um novo patamar de Justiça e equidade", disse. No fim, Anastasia foi embora sem dar entrevista. Já Itamar virou o centro das atenções. Após a solenidade, o ex-presidente passeou tranquilamente pelas ruas da cidade, antes de seguir rumo a Juiz de Fora. Vestido com um terno preto, camisa branca e gravata azul, ele foi bastante assediado e se divertiu tirando fotos com admiradores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação