Politica

Celso de Mello elogia ações de Mendes à frente do STF

postado em 23/04/2010 17:31
Em discurso representando os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a cerimônia de posse dos ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto nos cargos de presidente e vice-presidente da Corte respectivamente, o ministro Celso de Mello fez, na tarde desta sexta-feira (23/4), uma defesa das medidas adotadas pelo ex-presidente Gilmar Mendes quando esteve à frente do STF.


[SAIBAMAIS]Sem citar o episódio da prisão e a posterior concessão de dois habeas corpus em favor do banqueiro Daniel Dantas, preso em meio às investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, Mello afirmou que Mendes foi, no último biênio, ;fiel ao mandato constitucional que essa Suprema Corte foi investida;

;[Mendes] teve atuação independente e vigorosa em momento dos quais se periclitou no regime democrático comportamento expansivo de setores do Estado. Significou, em termo de preservação de direitos e garantias individuais, que significou surto autoritário do próprio aparelho de Estado;, disse.

Falando em nome da Corte, como ministro mais antigo da Casa, Celso de Mello disse ainda que Gilmar Mendes foi responsável,entre outras medidas, pelo processo de modernização do aparelho judiciário e pela independência judicial do STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação