postado em 28/04/2010 10:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensa agenda internacional antes de encerrar seu mandato. Segundo o secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, Lula deverá visitar a Rússia, o Irã, e o Catar. O presidente também estará na cúpula da América Latina e União Europeia, em Madri, além de participar de uma reunião em Lisboa.Encerrado esse roteiro, o presidente deverá visitar cinco países africanos. Segundo Patriota, Lula "terá sido o presidente brasileiro que mais países da África visitou. Este ano culminará com a final da Copa do Mundo, na África do Sul".
No mês que vem, dez ministros africanos virão ao Brasil para encontro sobre agricultura e segurança alimentar. Em seguida, no Rio de Janeiro, começará uma reunião da Aliança das Civilizações, com a presença de vários chefes de Estado.
Antônio Patriota disse que "no plano doméstico, o presidente Lula tem conseguido conciliar crescimento econômico com distribuição de renda, um modelo que hoje é visto por muitos países como uma combinação harmoniosa entre o papel do Estado e do mercado. As taxas de crescimento deste ano devem estar acima dos 5%, o que significa que estamos superando a crise econômica rapidamente".
Isso gera, segundo ele, uma demanda muito grande ; seja no mundo em desenvolvimento, seja entre parceiros mais desenvolvidos ; por um contato mais estreito com o Brasil. Ele ressalta que este será um ano muito intenso para a atividade diplomática brasileira.