postado em 30/04/2010 08:30
Um convênio inédito entre o Ministério do Turismo e a Fundação Assis Chateaubriand vai permitir que, em dezembro de 2010, seja apresentado um panorama do potencial turístico de Tocantins, com o objetivo de consolidar o segmento no estado. O projeto Revelando Tocantins ; Turismo Consciente, Futuro Sustentável fará um registro dos atrativos de cada município, além de promover o acesso, os serviços e a infraestrutura turística disponíveis. Os dados serão fundamentais para facilitar a definição de políticas públicas. Com a escolha de Manaus para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e a definição de que o Rio de Janeiro receberá os Jogos Olímpicos de 2016, a Região Norte tem a oportunidade de ser inserida como um dos principais roteiros turísticos do Brasil.O convênio prevê, ainda, ações de capacitação em gestão para proporcionar uma estadia melhor ao turista. O trabalho será realizado em 23 municípios de quatro grandes regiões do estado, escolhidas por serem consideradas locais com maior potencial de visitação e onde já são realizadas atividades de ecoturismo, de turismo histórico-cultural e de negócios.
;Estamos cumprindo mais uma etapa no desenvolvimento do turismo do estado. O nosso turismo tem uma vocação diferente de outros locais do Brasil. O que faltava está sendo colocado como prioridade. É um projeto pensado em médio e longo prazo, mostrando o comprometimento do estado para efetivação da iniciativa privada no setor do turismo;, observou o governador em exercício, Eduardo Machado (PDT), durante o evento que contou, também, com a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico de Tocantins, Wylkyson Gomes de Sousa, e do diretor de Relações Institucionais da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo César Oliveira.
A garantia de um turismo sustentável foi ressaltada por Oliveira. ;O Tocantins tem sua natureza ainda preservada e faremos um trabalho de conscientização com a população para que a situação permaneça assim. Nossa função é propor uma nova mentalidade de governança no turismo que contribua para resolver problemas do setor;, disse o diretor da Paulo César Oliveira.