Politica

Morre José Fragelli, ex-presidente do Senado, aos 95 anos

postado em 01/05/2010 00:38
Presidente do Senado de 1985 a 1987, o ex-senador José Fragelli morreu na madrugada desta sexta-feira (30), em Aquidauana (MS). Ele exerceu o mandato de 1980 a 1987 e teve participação ativa na articulação política que, 25 anos atrás, elegeu Tancredo Neves e José Sarney para a presidência do Brasil, fazendo o país retornar à democracia.

Como presidente do Senado, nos momentos angustiantes que antecederam a cerimônia de posse, em 15 de março de 1985, com Tancredo hospitalizado, Fragelli teve atuação decisiva na cerimônia que garantiu a transferência de poder para o vice-presidente eleito José Sarney. Na manhã de hoje, uma das primeiras providências de Sarney, ao chegar ao Senado, foi telefonar para a viúva de Fragelli, dona Maria de Lourdes, apresentando suas condolências.

"José Frageli foi um grande homem público. Assumiu uma função importante na vida do país, no episódio da morte de Tancredo Neves, quando revelou seu espírito público e amor pelo Brasil. Dentro desta Casa foi um dos maiores senadores por sua honestidade, idoneidade e capacidade. Ele deixou na história do Parlamento marca indelével e, sem dúvida, foi uma das maiores expressões políticas de seu Estado, em todos os tempos", disse nesta sexta o presidente do Senado, José Sarney.

De acordo com o perfil biográfico divulgado pelo Senado, na Galeria de Presidentes da Nova República, em 1983, o então senador José Fragelli foi o responsável pela organização de um grupo de 14 senadores que foi a Belo Horizonte para comunicar a Tancredo a disposição de trabalhar seu nome para presidente da República. Ali foi decidido que, se o PMDB fosse ao Colégio Eleitoral, o candidato seria Tancredo Neves.

Logo depois, Fragelli se elegeria presidente do Senado, derrotando o senador Luiz Viana Filho, candidato do PDS, o partido que defendia o nome de Paulo Maluf para suceder o general João Baptista Figueiredo, o último presidente do regime militar.

Na presidência do Congresso, investido da faculdade de reconhecer o novo presidente da República, afirmando inexistir qualquer risco de conturbação política, Fragelli deu posse a José Sarney. Este passou a ocupar interinamente o Palácio do Planalto, até ser confirmado no posto, em 21 de abril de 1985, quando Tancredo morreu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação